Educação Patrimonial - Cristiano Otoni / MG - 2018




PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL


As visitas aconteceram respectivamente, uma parte dentro da antiga estação ferroviária, e outra parte dentro da Igreja de São Caetano no distrito de São Caetano; tendo como principal objetivo atender à demanda da secretaria de cultura de Cristiano Otoni / MG, dentro dos programas de educação para o patrimônio cultural. Em três dias foram recebidas seis turmas entre estudantes e professores oriundos das escolas públicas do município e do distrito de São Caetano.
As atividades foram desenvolvidas com o intuito de provocar a interação dos alunos e professores com o projeto de restauração do retábulo mór da Igreja de São Caetano no distrito de São Caetano. Compreenderam as etapas, e também puderam participar de forma simbólica do processo de intervenção na realização de obturações de galerias em um fragmento do retábulo que se encontrava em processo de restauro.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.
O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
A Educação Patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sócio-cultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este processo leva ao reforço da auto-estima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e plural.

(Fonte: Guia Básico de Educação Patrimonial/ Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grumberg, Adriane Queiroz Monteiro - Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999)


Reconhecimento dos materiais utilizados na restauração.
Reconhecimento dos problemas de conservação da madeira.

Reconhecimento dos materiais aplicados no restauro.



 Oficina prática de obturação de galerias.







 Sobre as folhas de ouro e suas aplicações.





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