Restauração do Retábulo de São Caetano - Igreja de São Caetano - Cristiano Otoni MG - 2018




Retábulo de São Caetano

O retábulo de São Caetano foi concebido originalmente em madeira mista, e ornado com entalhes e policromia simples com douração em folhas de ouro.

Tendo passado por diversas intervenções estruturais ao longo de mais de 100 anos de existência, ainda conserva suas principais características. O conjunto de peças entalhadas foi totalmente preservado, além da mesa, sacrário e ornamentos diversos.

Ao momento do início dos trabalhos de restauro, o retábulo se encontrava desmontado e acondicionado no salão paroquial da igreja de São Caetano. Foi constatado que havia sido repintado antes de seu desmonte, sendo encoberto por uma camada de tinta em esmalte sintético nas cores branco e verde. 

A igreja havia passado por uma reforma geral, incluindo reparos em alvenarias, telhados e esquadrias. Sendo esta reforma gerenciada e custeada pela comunidade paroquial. Parte do suporte em madeira foi descartado por se encontrar naquele momento segundo relatos, em extremo estado de deterioração. Sendo posteriormente necessário realizar a remontagem do retábulo com tábuas novas em substituição ao material descartado.




O retábulo antes de sua desmontagem e ainda com a repintura em esmalte.



O retábulo já desmontado pela comunidade de São Caetano e acondicionado no salão paroquial.



  O retábulo remontado pela comunidade paroquial com tábuas novas em substituição ao material descartado. 



O trabalho se iniciou em espaço improvisado no prédio da secretaria de cultura do município, que funciona na antiga estação ferroviária de Cristiano Otoni.



Janela de prospecção revelando camada subjacente.




Remoção da camada de repintura.



  Em detalhe a tampa do sacrário.



 Nivelamento de lacunas.



 Após a remoção da camada de repintura, etapa que foi concluída na estação ferroviária do município de Cristiano Otoni, o atelier foi transferido para a sacristia da igreja de São Caetano no distrito de São Caetano.



  Reintegração cromática.



  Remontagem com parafusos de aço inoxidável.



  Reintegração cromática.


  Folhas de ouro 22 quilates.







Comentários