Restauração da Imagem de São Caetano / Restauração de Escultura Religiosa em Gesso Policromado - 2009


 

A Imagem de São Caetano pertence ao distrito de São Caetano, no município de Cristiano Otoni / MG. Sendo este distrito um aconchegante povoado à 11km da BR 040 cortando as terras da zona rural passando por vilas e fazendas. A igreja de São Caetano é rodeada por um largo gramado tendo à sua lateral uma sineira e à sua frente um cruzeiro em madeira lavrada e sua base concebida em pedras.


Os trabalhos de restauração da imagem foram executados ao longo de cinco meses em atelier montado dentro da igreja de São Caetano, para que a comunidade pudesse acompanhar os trabalhos de perto. A comunidade ofereceu apoio criando condições adequadas para nossa hospedagem e alimentação diária. Foram participativos também, a direção e professores da escola municipal localizada no próprio povoado, organizando visitas com seus alunos ao atelier de restauro durante as intervenções.


A IMAGEM

A escultura em gesso de São Caetano tem medidas aproximadas de 1,20m x  0,40cm x 0,30cm, e apresentava uma camada de repintura em esmalte sintético que causava forte alteração de sua leitura estética original. As janelas de prospecção abertas com lâminas de bisturi em vários pontos da escultura revelaram a camada subjacente em bom estado de conservação. 

A remoção da camada de repintura foi feita totalmente por processo mecânico, sendo o bisturi e a espátula odontológica as principais ferramentas utilizadas na intervenção. Sendo portanto este processo o mais longo e trabalhoso executado sobre a escultura, pois é necessário remover a camada indesejada minimizando ao máximo o impacto sobre a camada de tinta a ser conservada e restaurada posteriormente.

         Antes da remoção da camada de repintura.


Janelas de prospecção.


Durante o processo de remoção da camada de repintura já se pode observar a imagem de São Caetano de barba e cabelos ruivos.


 Metade do rosto apresentando carnação subjacente mais suave.


Após a remoção total da camada de repintura ficaram expostas várias fraturas no suporte e perdas diversas na camada pictórica. Observamos também várias intervenções estruturais na tentativa de obturar e remodelar o suporte em áreas de perda. 

Foram feitas a refixação e a consolidação dos substratos, e também obturamos e remodelamos perdas do suporte e em seguida fizemos o preenchimento e nivelamento de lacunas da camada pictórica.

As fissuras representativas das páginas do livro em sua mão haviam sido totalmente cobertas.


Camada inferior do panejamento em preto acetinado.

 A tampa e molduras da base foram imunizadas contra xilófagos.


REINTEGRAÇÃO CROMÁTICA E CAMADA DE PROTEÇÃO

Após a reprodução das cores foi feita a reintegração cromática com micro pincéis em toda a escultura, e em seguida foi feita a aplicação da camada de verniz Paraloid B72 em xilol por aspersão.







Comentários