Restauração da Estação Ferroviária de Araçaí - 2014/17





 Restauração Arquitetônica de Edificação de Valor Histórico e Cultural.

Conservação e Restauração da Estação Ferroviária de Araçaí / MG. Inaugurada em 28/11/1903


No ano de 2014 executamos o restauro da cobertura da estação dentre outras intervenções. As telhas da cobertura da estação são importadas da França, e no processo de tratamento foram todas higienizadas com o auxílio de escovas de nylon e jatos de água de alta pressão, e estas foram resinadas e recolocadas na cobertura. O madeirame do telhado foi restaurado, quando possível, e foi substituído quando necessário por madeira com características similares. 

Foi instalado um forro em madeira cumaru e as tesouras internas que ficam expostas abaixo do forro foram totalmente restauradas. O projeto previa também a instalação de manta térmica entre as telhas e o forro e a construção de banheiros internos.


Na foto acima a cobertura em telhas francesas já apresentando o resultado do tratamento.


Telhas francesas.

Tesouras restauradas e forro instalado no salão principal.

 

As mãos francesas que sustentam o beiral do telhado também receberam tratamento com a higienização e remoção da madeira carcomida por cupins, foram também, assim como todo o madeirame do telhado imunizadas contra insetos e foram obturadas com massa de pó de madeira e PVA.

Desde junho de 2016 recomeçamos os trabalhos com previsão de término até dezembro de 2016, mas diante de um grande volume de trabalho e diversos imprevistos, foi feito um aditivo de prazo e continuamos os trabalhos em 2017. Estamos executando o restante das intervenções que contemplam o tratamento do reboco, pisos, portas e janelas, elétrica e hidráulica e ao final a pintura da estação.

O projeto está sendo executado com recursos do Ministério do Turismo com repasse da Caixa Econômica Federal  e contrapartida da Prefeitura Municipal de Araçaí.

Inicialmente foram tratados o reboco que se apresentava em descolamento da alvenaria e pisos em cimento grosso. A estação foi cercada com tapumes de madeirite.





Tratamento das portas e janelas em marcenaria, com a abertura de galerias e remoção de madeira carcomida, consolidação do suporte, obturações, enxertos e complementações de partes faltantes.



O Pinho de Riga até então tem sido a madeira que se reconhece com mais frequência na fatura das esquadrias da estação, enquanto que outras, já foram concebidas em cedro e apresentam sutis diferenças em sua montagem e volume, sendo de menor espessura e designer simplificado. O que se tem a respeito dessas diferenças encontradas não só nas esquadrias, mas como também na estrutura do telhado e nas mãos francesas externas, se deve ao anexo construído aumentando a estação em aproximadamente sete metros. Toda a madeira utilizada nessa extensão da edificação é de menor volume daquela utilizada na concepção inicial da estação.

Finalizados os trabalhos no reboco e início da preparação para a pintura. Lixamento das paredes e aplicação do fundo selador para receber as camadas de massa.


Fundo selador finalizado e remoção do piso em cimento grosso das rampas e plataformas da estação.



 Reparos e complementações, e imunização contra cupins.

Esquadrias restauradas e esquadrias novas prontas e instaladas.

 



Estação com esquadrias instaladas.


 Preparação do piso interno.

                    
Assentamento de porcelanato retificado análogo ao cimento queimado.


Preparação de forro em madeira para posterior pintura na sala memorial Chico Moreira.

Fatura de bancada em madeira para futura instalação em lavado.

Início da pintura externa da estação.



O restauro da estação foi finalizado dia 27 de outubro de 2017 em todos os detalhes. Pisos, iluminação, esquadrias e demais detalhes como as instalações das ferragens em portas e janelas, lavabos, espelhos, fechaduras e prateleiras sob bancadas.

















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