Restauração do Retábulo-Mor da Igreja Matriz de Santo Antônio de Grão Mogol - 2011/12


A conservação e restauração do Retábulo-Mór da Igreja Matriz de Santo Antônio de Grão Mogol teve início no ano de 2011, e o trabalho foi finalizado em meados de 2012. Foi executado com recursos do CEDIF - Conselho Estadual de Direitos Difusos, e contra partida da Prefeitura Municipal de Grão Mogol.

O projeto contemplava o tratamento da policromia com a sua higienização, fixação da camada pictórica, nivelamento de lacunas, reintegração cromática, apresentação estética / camada de proteção. O suporte foi tratado com a higienização mecânica e na remoção da madeira carcomida, fungicidas, complementações, descupinização, obturações e apresentação estética.

A igreja matriz de Santo Antônio foi toda construída em pedras, pelas mãos de escravos cedidos por vários senhores da região, no período que compreende a segunda metade do século XIX.



A igreja leva também o prêmio de melhor projeto de iluminação interna e externa em edificação religiosa no ano de 2004.


 
Os trabalhos foram executados com a participação de auxiliares de restauração treinados na comunidade local, e participaram de várias etapas juntamente com a equipe técnica.

Existiam diversas intervenções inadequadas executadas por membros da comunidade paroquial com o nobre intuito de preservar seu patrimônio, o que é muito comum. Porém, promoveram pontuais descaracterizações estéticas e estruturais. O nosso trabalho reverteu estas intervenções resgatando a leitura estética original do retábulo.

O marmorizado que ocorre em toda a fachada frontal do retábulo estava muito oxidada, e apresentava uma camada carregada em particulados e excrementos de insetos. Após a higienização sua tonalidade mais clara se revelou mais aprazível.
O forro do camarim se encontrava em permanente desprendimento da camada pictórica por força da ação da umidade descendente das águas pluviais, em parte por má conservação da cobertura da edificação em telhas coloniais que geralmente se movimentam com a trepidação do solo provocada pelo trânsito de veículos pesados em torno da edificação, permitindo o gotejamento em dias de chuva.

As águas das chuvas também arrastam um grande volume de particulados e material orgânico, e o excesso de umidade vem a favorecer a proliferação de fungos e bactérias, tendo por consequência a fragilização estrutural do suporte.

Antes das intervenções a cobertura foi toda revisada e recuperada. No processo de tratamento o suporte é higienizado e tratado após vários testes, com fungicidas e resinas em proporções adequadas para  devolver à madeira parcialmente suas características estruturais para voltar a desempenhar seu papel sem os agentes degradadores e nocivos à camada pictórica.


Foram muitos os problemas de conservação encontrados. Carbonização por acomodação de velas acesas sobre o retábulo, introdução de pregos e parafusos e isoladores elétricos cerâmicos por todo o conjunto e perdas do suporte por manipulação inadequada, são alguns do problemas mais comuns.




O stencil dourado que ocorre em todo o trono do camarim apresentava-se também muito oxidado e com sujidades diversas fixas à sua superfície. Foi feita a higienização e a reintegração cromática com pó de mica em Paraloid b72 e xilol.


Ao fundo do camarim existe uma rosácea que permite a entrada de luz solar diariamente, e esta luz incide diretamente sobre o verso das pinturas representativas de anjos ladeando o nicho central. O aquecimento promove o ressecamento precoce da camada pictórica, acarretando em uma textura craquelada, vindo a provocar o seu desprendimento. Foi orientado, a instalação de uma moldura nas medidas adequadas com película solar estirada no vão existente entre a janela e fundo do retábulo.

O craquelê em conchas foi aos poucos sendo acomodado à superfície por amolecimento das placas com o auxílio  de solventes, e a cola de coelho aplicada morna, penetra fazendo a coesão das camadas constitutivas da pintura, fixando sem rigidez. Após esse processo, foi feito o nivelamento das lacunas e na sequência a reintegração cromática e a aplicação da camada de proteção.

Outro fator de deterioração encontrado após inspeção no suporte, foram as galerias abertas por cupins. Seus excrementos encontrados em alguns pontos já denunciavam a sua presença. As galerias foram abertas por todo o retábulo, higienizadas e obturadas após tratamento com resinas e inseticidas.

Fundos do retábulo após tratamento. Higienização, imunização / desinfestação contra cupins, consolidação do suporte, obturações e complementações com madeira de características similares.





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