Restauração do Retábulo - Mor da Igreja Matriz de Santo Antônio de Lagoa Bonita - 2014/16

Saiba mais acessando o link:



O projeto de conservação e restauração do Retábulo - Mor da Igreja Matriz de Santo Antônio no distrito de Lagoa Bonita, no município de Cordisburgo / MG, foi executado de dezembro de 2014 a abril de 2016.

A restauração foi financiada com recursos do ICMS cultural do município e em parte com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Impulsionado pelo prefeito de Cordisburgo na pessoa do Sr. Joaquim Ildeu Sant'ana (Dedeu) e o Sr. Ronaldo Alves na condição de presidente do Conselho Municipal do Patrimônio, o projeto recebeu apoio também da comunidade paroquial de Lagoa Bonita, acolhendo toda a equipe de restauração na casa paroquial do distrito, servindo de alojamento por todo o período de execução do projeto.


As janelas de prospecção denunciaram três camadas de pintura, sendo a última em esmalte sintético e em dissonante apresentação estética. Após estudos e análises técnicas junto à especialistas, membros do conselho de cultura e à comunidade paroquial, optou-se por fazer a remoção da última camada em esmalte sintético.


Em detalhe, a tampa do sacrário após a remoção do esmalte e antes das intervenções de restauro com o douramento apresentando desgaste.

As janelas abertas por todo o retábulo indicaram o excelente estado de conservação da camada subjacente, sendo esta relativa ao seu segundo momento pictórico, e ainda em tonalidades muito semelhantes à camada em esmalte que seria removida. Além do fato de a camada inferior ser semelhante à camada de repintura, outros fatores concorreram para a decisão pela sua remoção, como a existência de folhas de ouro e prata na ornamentação pictórica de entalhes ora omissos sob a camada de repintura, e ainda no camarim o estêncil, e marmorizações em baixo relevo por todo o retábulo.


A remoção da camada de repintura consumiu aproximadamente 4 meses de trabalho, com o auxílio de lâminas de bisturi, espátulas odontológicas, produtos químicos e sopradores térmicos, contando  com uma equipe de até 7 auxiliares de restauro.




A reintegração do douramento foi feita com a aplicação das folhas de ouro 22 quilates e adesivo mordente sobre os elementos que apresentavam desgaste.


Foi utilizada a folha de prata sobre as folhas de acanto representadas nas bases das colunas centrais.



 Em estilo jônico os capitéis das colunas foram concebidos originalmente com as volutas posteriores sem qualquer pigmentação, sendo estas severamente atacadas por cupins.

Estado geral de conservação do camarim e trono antes das intervenções, detalhes do estêncial e desprendimentos da camada pictórica.

  Repintura em tinta esmalte e galerias abertas por cupins.

Complementações se fizeram necessárias, neste caso foi utilizado o cedro seco e imunizado.





 Igreja Matriz de Santo Antônio no distrito de Lagoa Bonita, fundada em 1882.

                              

Comentários